quarta-feira, 25 de abril de 2012

Portugal vs Suiça

Não sou daquelas que, só porque saiu do seu país só lhe aponta defeitos. Sou e serei sempre portuguesa, adoro o meu país, se tivesse lá as condições de trabalho e de vida que tenho aqui nunca de lá tinha saído, mas também gosto deste país que adoptei e que sinto que também me adoptou, não sou como muitos que não vêm nada de bom no país que escolheram para viver.
Aqui, há uma grande comunidade portuguesa e já ouvi um pouco de tudo, desde os que só criticam Portugal aos que odeiam a Suíça, mesmo tendo nascido cá e que vão por cá continuando 20 anos depois.
Ora, há que encontrar o meio termo, os dois países têm qualidades e defeitos.
No que toca à Suíça, o que destaco é sem dúvida a organização de todos os serviços de forma geral. Não importa se é na Câmara, serviço Automóveis, tratar de seguros, banco, até hoje sempre resolvi tudo sem ser preciso voltar porque ainda falta este papel, depois o outro, etc.
Compramos um carro aqui. Hoje fui tratar de o passar para o nosso nome e pedir as matrículas (estas aqui só são dadas quando apresentamos o atestado em como fizemos seguro para o carro). Foi tão simples como dirigir-me ao serviço com os documentos do carro e do novo proprietário (não é preciso declaração de compra e venda), o nome da companhia em que fizemos o seguro (e eles informaticamente têm acesso aos dados do seguro feito). 15 minutos depois, saí de lá com o livrete do carro já em nosso nome e as matrículas prontas a colocar no novo carro.
Contras? O seguro aqui, mesmo o mais simples sai bastante mais caro que em Portugal e daqui a uns dias receberei uma factura para pagar a taxa das matrículas, o que se repetirá a cada ano.
Mas só a simplicidade de tratar das coisas para mim já significa muito.

Sem comentários: