quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Por hoje é isto...




E hoje já tive que pôr isto em acção... a parte pior é por vezes incluir dar notícias menos agradáveis às famílias. E hoje, ao telefonar a uma mãe e dizer-lhe que o seu filho, ainda jovem e saudável, estava no hospital a fazer uma série de exames após se ter sentido bastante mal no trabalho, com sintomas graves, senti o coração do tamanho de uma ervilha, sobretudo por esse filho ser meu colega de trabalho...
Por outro lado, é gratificante sentir que mesmo que seja uma má notícia, ver que é nos enfermeiros que confiam para o fazer, sabendo que eles têm formação e sensibilidade para tal.
No caso específico de hoje, fi-lo fora do contexto profissional, já que não era eu que o estava a cuidar, mas ainda assim, os outros que estavam comigo acharam por bem que fosse eu a fazê-lo, ainda que tivesse de o fazer numa língua que não é a minha.
Sublinhe-se que, normalmente caberia ao médico transmitir as más notícias, mas isso nem sempre se passa na realidade e, no meu local de trabalho é função do enfermeiro toda a transmissão de informação à família. Ao trabalhar com idosos, é muito frequento ter de transmitir informação desagradável.

Não sei se já o tinha dito aqui antes, mas nunca escolheria outra profissão que a minha, não me imagino sem ser enfermeira!!!

Sem comentários: